
Psicoterapia com idosos
O envelhecimento é uma fase do desenvolvimento tão importante e significativa quanto qualquer outra, e merece nosso cuidado. Esta uma fase da vida que costuma trazer inúmeras inseguranças e conflitos, não por uma característica própria da velhice, mas por vivermos em uma sociedade etarista, que se relaciona com o envelhecimento como um problema a ser evitado. Fazendo com que a velhice perca todo o seu significado, transformando-se em uma "espera da morte".
Algumas limitações chegam com a idade sim, o envelhecimento traz transformações na rotina, alterações fisiológicas, lutos sobre o próprio corpo e de pessoas queridas, propiciando o isolamento social, o que pode facilitar o aparecimento de prejuízos psicológicos e cognitivos.
O cuidado com a saúde mental abre espaço para a escuta das questões que surgem com o envelhecimento, legitimando a autonomia da pessoa, seus desejos, projetos e papel social. Os prazeres na velhice devem continuar a ser nutridos, e reconhecermos e possibilitarmos isso é extremamente enriquecedor. A promoção de saúde de pessoas idosas requer envolvimento de todos nós como sociedade, não sendo responsabilidade só de quem envelhece.
